top of page

Quer pedir o reembolso (ou troca) e ficou com dúvida sobre a política de devolução da boca rosa?

  • anaguimaraesad
  • 9 de jul. de 2024
  • 4 min de leitura

Atualizado: 16 de jul. de 2024

Vou te ensinar o que o Código do Consumidor fala sobre a troca ou reembolso para esses casos! Mas, para entender como proceder com os produtos da Boca Rosa, vou dividir aqui em duas situações:



ree


1 - COMPROU A BASE, O PÓ E ATÉ O BLUSH E ALGUM DELES VEIO COM DEFEITO?


A gente sabe que erros acontecem e que marcas sempre vão se aperfeiçoando com o tempo, né?


Então, em primeiro lugar, vamos cuidar a forma como comunicamos isso na internet. Eu sei que é frustrante, já passei isso com outras marcas, mas sempre procuro agir de forma respeitosa, até por saber que o Código do Consumidor está do nosso lado.


O código diz que para produtos não duráveis, que são o caso de produtos de maquiagem, o prazo para solicitar a garantia em casos de defeito é de até 30 dias.


E, acreditem, a política de devolução da Boca Rosa ainda nos dá 10 dias a mais; ou seja, temos 40 dias para fazer a solicitação demonstrando vício no produto.


Agora, minha opinião pessoal: Não esperem 40 dias! Os produtos que estiverem com qualquer tipo de problema de qualidade precisam passar por uma avaliação da equipe, assim, quanto antes vocês enviarem, maiores as chances de comprovar que o produto já chegou na sua casa com defeito, ok?


"Tá, e depois que a empresa avaliar e constatar que meu blush veio mesmo com defeito?"

Aí a empresa tem 30 dias para sanar o vício (consertar o problema no produto). Caso em 30 dias não seja solucionado, o consumidor pode escolher:


a) Ser reembolsado do valor total;

b) Querer ainda sim receber o produto;

c) Querer o abatimento do valor do prejuízo específico da parte com defeito.


Então, fiquem atentas a isso: A empresa não pode obrigar a consumidora, por exemplo, a aceitar o valor do reembolso se o que a consumidora quiser for o recebimento do produto.


Mesmo que isso esteja escrito nas políticas de devolução de várias empresas, nenhuma política pode se sobrepor ao Código do Consumidor se for para diminuir direitos.


2 - COMPROU A COR ERRADA OU SIMPLESMENTE SE ARREPENDEU DA COMPRA?


O Código do Consumidor também explica que se você fez uma compra online e se arrependeu você poderá pedir o cancelamento em até 7 dias, a contar do dia em que o produto chegou na sua casa, ou da assinatura do contrato.


Assim, todos os valores pagos deverão ser devolvidos pela empresa.


É importante se atentar a essa diferença: quando se tratar apenas de um arrependimento a empresa poderá apenas devolver o valor, ou seja, não há a opção de escolher receber um novo produto.


Ah, outro ponto muito relevante, que inclusive vocês vão encontrar por escrito lá na política da Boca Rosa:

O chamado direito de arrependimento, previsto lá no art. 49 do CDC é como se fosse um período de reflexão para ver se queremos mesmo o produto e/ou serviço que compramos.


Afinal, que atire a primeira pedra quem nunca comprou algo pela empolgação (fomentada pela quantidade de anúncios que somos constantemente bombardeadas nas redes) e depois se arrependeu?


Eu já!


Inclusive já comprei também achando que pela telinha do celular o produto era de uma forma, e quando chegou na minha casa vi que não era nada do que eu imaginei.


Esse direito é exatamente pra casos assim, para nos proteger dos impulsos que essas propagandas nos causam e também do fato de que não temos como ver o produto pessoalmente antes de comprar.


Então, quando o produto chega na nossa casa, temos 7 dias para refletir se queremos mesmo essa compra, ou não.


Veja bem, não é um prazo para que eu possa testar o produto, ver como a cor fica na minha pele e em caso de ter comprado a cor errada, me arrepender.

Por isso que lá na política de devolução da Boca Rosa diz que nos casos em que você refletiu e se arrependeu da compra, o produto não pode estar aberto. Você tem que mandá-lo fechadinho de volta, assim como ele chegou pra você, combinado?


Agora, vamos para um exemplo prático?


Imagine que você recebeu a caixinha com os seguintes produtos:


1 pó

2 bases

1 blush


Você abre a caixa e verifica já de pronto que a cor da embalagem do pó é muito mais clara do que você imaginava e vai precisar devolver. Assim, você vai deixar o pó lacradinho como está, não vai testar, e vai entrar em contato com o time da Boca Rosa para pedir o cancelamento em até 7 dias.


Depois, você percebe pela embalagem que as cores das bases parecem certas e abre para testar. Uma delas ficou perfeita, mas a outra poderia ser uma tonalidade mais escura. Nesse caso, você não tem o direito de devolver, tá bem? Deve ficar com as duas bases.


Por último, ao testar o blush você percebe que ele veio quebrado, e que a embalagem também está com problema. Neste caso, pelo Código do Consumidor, você tem até 30 dias para solicitar que a empresa conserte esse defeito, podendo escolher após esse período se quer o reembolso ou a troca. Aqui quem decide é você.


Ficou com dúvidas? Me manda aqui nos comentários, ou entre em contato pelas canais de atendimento!


Insta: anaguimaraesad


 
 
 

Commentaires


WhatsApp Image 2024-02-07 at 15.37_edited.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

Sou advogada contratualista para mulheres empreendedoras e especialista em proteção de dados.

 

Há mais de 5 anos venho atuando na missão de fazer com que cada vez mais mulheres tenham autoconfiança e liberdade financeira.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

© 2024 por Ana Maria Guimarães

bottom of page